quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Os bons hábitos dos melhores alunos

Quais são os cinco bons hábitos dos bons alunos?                                                               

Para se ser, e se manter um bom aluno, é necessário: ter objetivos bem definidos; elaborar uma planificação no início do ano letivo que contemple um horário de estudo e os períodos de descanso (e que o cumpra); conciliar as atividades escolares com as extracurriculares e com momentos de lazer com os amigos; estar concentrado nas aulas e nos períodos de estudo e aplicar as técnicas adequadas.


Quais os principais erros que os alunos cometem ao estudar?
 São vários os erros e diferem de aluno para aluno, no entanto, todos eles decorrem de três fatores essenciais: desmotivação, falta de planificação e ausência de métodos e técnicas de estudo. Se um aluno não estiver motivado, dificilmente atingirá os objetivos desejados, pois é na motivação que encontramos a força impulsionadora para tudo na vida. Se não planificar bem as atividades, irá reinar a desorganização, não conseguirá cumprir as tarefas, aumentará o cansaço, não terá tempo para atividades de lazer, andará sempre sob stress e o ano letivo será uma "bola de neve". Finalmente, não seguindo um método e não aplicando técnicas de estudo, de acordo com as diferentes disciplinas e situações, perderá muito tempo e não alcançará o rendimento pretendido.
Como se motiva um aluno desmotivado? 
Explicando-lhe as verdadeiras consequências que o seu comportamento, enquanto aluno, pode ter nos resultados escolares e consequente vida futura. É importante que tenha a noção dos vários caminhos e perspetivas que um bom e um mau têm, e fazê-lo acreditar que, com esforço, rigor e dedicação, todos podemos superar as dificuldades, por maiores que elas sejam.

Sem comentários:

Enviar um comentário