domingo, 29 de maio de 2016

Educar para a Cidadania

  • "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida"
    Esta citação do filósofo Sêneca, embora da época do Império Romano, é muito atual e representa um grande alerta para os pais no processo educacional dos seus filhos. Educar é, acima de tudo, desenvolver cidadãos com forte consciência ética, capazes de discernir entre o bem e o mal, sem se deixar levar por interesses mesquinhos e escusos.
  • "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda", escreveu o educador Paulo Freire. A educação, sem qualquer sombra de dúvida, é primordial para reduzir muitos dos problemas atuais. E não adianta iludir-se, a educação dá-se em casa e se expande para a escola, e não o contrário. Crianças bem orientadas em casa, são bons alunos na escola e absorvem naturalmente os ensinamentos de forma geral. 
  • Segundo destaca a psicopedagoga Valéria Tiusso Segre: “A missão de transmitir valores é dos pais, primeiramente. A família é a base da educação e a escola deve dar continuidade a esse processo. Escola, família e sociedade estão interligadas na tarefa de educar”.
  • Ética e cidadania
  • A grande ferramenta para combater os comportamentos desviantes é despertar nas novas gerações uma cidadania positiva e ativa, além de ética e social. Ninguém nasce com esses valores, eles são aprendidos na vida e correspondem à formação de natureza moral que se sobrepõe à sua natureza instintiva. Dessa forma, transmitir uma conduta ética aos filhos, é orientá-los por princípios e convicções que os conduzam à cidadania plena. Conhecendo os seus direitos e deveres em relação à sociedade, a criança, desde cedo, compreenderá os malefícios de certos comportamentos e por esse conhecimento se formará um cidadão digno.
  • O exemplo
  • Nada é mais efetivo no processo educacional do que o exemplo, assim, para educar um filho é essencial educar-se primeiramente. O que vai ser transmitido não é o discurso verbal, mas sim o que se é e como se age. O seu filho não prestará atenção às suas palavras se elas não forem alicerçadas em ações coerentes. A criança é um perfeito sensor para captar o que se passa na mente dos pais. A criança capta o comportamento e as reações dos pais, e é isso que ela levará para o mundo.                                                    
  • Roberto Shinyashiki no seu livro "Pais e filhos - companheiros de viagem" escreve:

    "É muito importante que mãe e pai mostrem os seus princípios ao filho. 
    Os pais que constantemente, e na prática, valorizam a honestidade, a lealdade, o respeito ao próximo, o sucesso através do trabalho dão aos filhos a certeza de que vale a pena cultivar essas qualidades".

Sem comentários:

Enviar um comentário