terça-feira, 5 de dezembro de 2017

PAIS DETERMINANTES PARA A LITERACIA INFANTIL


Num mundo dominado por múltiplas plataformas de comunicação, as crianças são diariamente, e desde muito cedo, ‘bombardeadas’ com palavras, sejam elas provenientes de um ecrã de tv ou de computador, de um tablet ou de um smartphone.
No entanto, esta exposição não significa que os mais novos ganhem literacia de uma forma fácil. Pelo contrário. De acordo com um estudo realizado em Israel, cabe aos adultos, em especial aos pais, garantir que as crianças não se perdem num universo de estímulos visuais e sonoros, ou seja, não-escritos.
Dorit Aram, da Universidade de Telavive, defende que o esforço “deve começar mesmo antes do início da escolaridade formal e ir bem para além do ‘abc’. É importante que pai e mãe ‘apresentem’ palavras aos filhos e que as decomponham em sílabas e isto desde muito cedo”.
“A literacia precoce é uma ferramenta pouco valorizada”, acrescenta o especialista. “Os adultos tendem a ver a capacidade de ler e escrever apenas ligada à escolaridade formal, a partir dos seis anos, mas a minha experiência de campo diz-me exatamente o contrário: as crianças do pré-escolar adoram estas tarefas, desde que não sejam um ‘castigo’ e desde que funcionem como uma imitação dos adultos”.
Aos pais que se sentem perdidos, Dorit Aram aconselha começar com expressões de que as crianças gostem, como “Mamã, gosto de ti” ou “Dás-me chocolate?”. Em primeiro lugar, “há que ler alto. Depois, ensinar palavra a palavra e, em terceiro lugar, pedir à criança para copiar. Ela pode até não saber mais nenhuma letra mas, garanto, nunca se esquecerá de escrever isto. E depois é só partir daqui para frases cada vez mais completas”.
in Pais & Filhos

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