As crianças desenvolvem-se melhor e
têm melhores resultados na
escola quando contactam com livros diariamente. Há quem pense que as crianças só
começam a aprender a ler quando
vão para a escola. Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se
desde o primeiro
ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.
Os pais, avós, tios ou padrinhos
desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a
gostar de livros.
Os resultados da avaliação de muitos projectos realizados em diversos países demonstram que se promove a literacia precoce incentivando práticas de leitura partilhada com os pais e outros familiares. Defendem a leitura em voz alta e o contato diário das crianças com livros adequados à sua idade a partir dos 6 meses. Na página do PNL poderá encontrar uma Lista de livros recomendados para ler em voz alta e contar - dos 6 aos 12 meses.
As
crianças aprendem mais facilmente a ler, se as pessoas da família lhes derem
atenção e conversarem bastante com elas. Quanto mais atenção receberem e
quanto mais correcta e variada for a linguagem da família melhor.
Quando fala
com as crianças tenha o cuidado de dar nome aos objectos e às acções para
assim as ajudar a alargar o seu vocabulário.
Sempre que
puder conte e leia histórias, cante ou ouça canções e partilhe estas
actividades em família. Encoraje a criança a mexer em livros, a desenhar,
pintar e conversar sobre as histórias.
Se as
primeiras experiências com livros forem ricas e agradáveis, as crianças
aprendem a ler melhor. E é mais provável que se venham a tornar boas leitoras.
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