quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ler + em Família

As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.

Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.

Os resultados da avaliação de muitos projectos realizados em diversos países demonstram que se promove a literacia precoce incentivando práticas de leitura partilhada com os pais e outros familiares. Defendem a leitura em voz alta e o contato diário das crianças com livros adequados à sua idade a partir dos 6 meses. Na página do PNL poderá encontrar uma Lista de livros recomendados para ler em voz alta e contar - dos 6 aos 12 meses.


As crianças aprendem mais facilmente a ler, se as pessoas da família lhes derem atenção e conversarem bastante com elas. Quanto mais atenção receberem e quanto mais correcta e variada for a linguagem da família melhor.
Quando fala com as crianças tenha o cuidado de dar nome aos objectos e às acções para assim as ajudar a alargar o seu vocabulário.

Sempre que puder conte e leia histórias, cante ou ouça canções e partilhe estas actividades em família. Encoraje a criança a mexer em livros, a desenhar, pintar e conversar sobre as histórias.
Se as primeiras experiências com livros forem ricas e agradáveis, as crianças aprendem a ler melhor. E é mais provável que se venham a tornar boas leitoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário