O Carnaval em Portugal possui uma forte tradição, que evoluiu durante séculos de existência e continua a levar multidões para as ruas. Os seus costumes foram exportados até às colónias portuguesas, especialmente para o Brasil, por volta de 1723. Essa foi a origem do Carnaval Brasileiro.
Portugal costuma apostar nas marchas de Carnaval e tenta preservar ao máximo a sua identidade cultural, com caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes.
Um dos carnavais mais famoso de Portugal é o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos, por conservar as suas tradições sem copiar outros países.
O de Alcobaça é o mais longo: dura 5 dias, não três, como os restantes. Lá, o costume é que todos saiam à rua de branco.
Na Ilha da Madeira, os foliões vestem-se com muitas cores, enquanto que em Ovar, os carros alegóricos são os reis da festa.
Atualmente, o Carnaval é celebrado de formas diferentes em cada país e em cada região.
Um dos mais famosos do mundo é o Carnaval do Brasil, onde os desfiles do Rio de Janeiro ganham cada vez mais protagonismo.
Na Europa, sem dúvida, que o Carnaval de Veneza é um dos mais populares, com as suas famosas fantasias e máscaras de Carnaval.
O mais importante é divertir-se! Afinal, no Carnaval, ninguém leva a mal!
O Projeto de Literacia Infantil, em articulação com o Plano Nacional de Leitura, tem como principal objetivo, despertar nos mais jovens o prazer e o interesse pela leitura com vista a melhorar o seu sucesso educativo. A Literacia Infantil pretende aumentar as capacidades de literacia em crianças do 1º ciclo, cultivando hábitos saudáveis de leitura. Pretende-se igualmente sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário