A
leitura – um bem essencial
Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e
dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para
exercer uma cidadania ativa, é indispensável dominar a leitura.
Determinante
no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à
informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros
domínios, é encarada como uma competência básica que todos os indivíduos devem
adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.
In Programa do PNL
Situação de Portugal nos estudos sobre literacia
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas duas décadas, demonstram que a situação de Portugal é grave, revelando baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A situação é, sem dúvida, preocupante. No entanto, tanto a escola como as bibliotecas têm procurado intervir na promoção da leitura. E na verdade, nas últimas décadas, assumiram um papel central, desenvolvendo atividades destinadas a cultivar o interesse pelo livro e o prazer de ler.
O Plano Nacional de Leitura constitui uma resposta institucional aos níveis da iliteracia da população em geral e, particularmente, dos jovens. Propõe-se lançar um conjunto de medidas e um conjunto de estudos.
Para responder à imperiosa necessidade de elevar os níveis de literacia e de colocar Portugal a par dos seus parceiros da União Europeia, a ação dos profissionais da Educação e da Cultura, só por si, não é suficiente.
Será importante criar um ambiente social propício ao alargamento de hábitos culturais na área do livro e da leitura.
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